Com a recente eleição de Bap como presidente do Flamengo para os próximos três anos, o clube carioca já inicia os preparativos para reforçar a sua equipe no ano de 2025. Em parceria com José Boto, futuro diretor de futebol, o novo mandatário está delineando os investimentos necessários e identificando as áreas prioritárias que precisam de contratações. Dentre as posições que se destacam estão lateral-direito, meia, atacante e ponta.
José Boto, com passagem recente pelo Osijek, da Croácia, vem trabalhando em estreita colaboração com a presidência eleita. Ele tem se dedicado a analisar minuciosamente o elenco atual do Flamengo, buscando as melhores opções de investimento para fortalecer a equipe. Após a definição do pleito, já estão agendadas reuniões com o técnico Filipe Luís para discutir o planejamento do próximo ano, com foco especial na pré-temporada e nas possíveis contratações.
O clube carioca está em busca de um meio-campista com características compatíveis com a tradicional camisa 8, capaz de atuar como um elo entre a defesa e o ataque. Paralelamente, a contratação de um ponta também se tornou uma prioridade para a nova diretoria. Por outro lado, a posição de zagueiro não está no centro das atenções para reforços, uma vez que a continuidade de David Luiz ainda está sendo avaliada pela gestão.
O contrato de David Luiz com o Flamengo se encerrará em 31 de dezembro de 2024, e a decisão sobre sua permanência dependerá das próximas reuniões entre José Boto e a direção do clube. A renovação será um dos principais pontos a serem discutidos assim que Boto assumir suas funções no Rio de Janeiro.
A nova estratégia de contratações do Flamengo para o próximo ano será pautada pela cautela. Os dirigentes não têm pressa em fechar negócios, preferindo dividir os investimentos ao longo das janelas de transferências. A análise financeira e a elaboração de um orçamento competitivo para o futebol são prioridades-chave durante a transição de gestão.
No orçamento proposto pela administração de Rodolfo Landim, que será repassado à nova diretoria, está prevista uma alocação de 20 milhões de euros para aquisições de jogadores e uma projeção de 30 milhões de euros em receitas com vendas. Estes valores ainda serão objeto de discussão entre Bap e os demais membros da administração que assumirão a partir de 1º de janeiro de 2025.
O calendário para as transações no futebol em 2025 contempla três momentos estratégicos:
Dentro desse cenário, a diretoria do Flamengo precisará conduzir com precisão as negociações para assegurar que a equipe esteja devidamente preparada para competir nos variados campeonatos em que estará envolvida. A prudência, aliada à experiência e ao planejamento, prometem ser os pilares dessa nova fase de gestão.